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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ÒRGÃO PÚBLICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

ÓRGÃO PÚBLICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL


Napoleão Oliveira Gomide Filho

Prof. Marcus Hübner

Centro Universitário7 Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Gestão Ambiental ( GAM 3021) – Administração Ambiental
07/04/09

RESUMO

Os dirigentes de órgãos públicos ainda não tem a conscientização necessária quanto às questões de responsabilidade social, criando problemas para o meio ambiente, tendo pouca visão da gestão ambiental, restando à sociedade pressionar para mudar essa realidade.

Palavras-chave: Conscientização; Responsabilidade Social; Resultados; Futuro.


1 INTRODUÇÃO


Muito se tem falado, escrito e divulgado nos últimos tempos sobre responsabilidade social, porém, com o foco apenas, ou mais acentuadamente, nas empresas privadas, pelo menos as mais diversas definições, do que é responsabilidade social, são dirigidas a elas.

Responsabilidade social é uma forma de gestão em que o empresário busca um resultado mais amplo: Além do lucro, as atividades da empresa devem gerar resultados positivos nos aspectos ambientais e sociais. Para atingir este objetivo a empresa deverá se relacionar de forma ética e transparente com os diversos públicos com os quais ela interage, ou seja, funionários, proprietário, fornecedores, clientes, governo, comunidade e meio ambiente, entre outros (CARDOSO; ROBERTA, 2008).


Palavras como fornecedores, clientes, comunidade, gestão, resultado, lucro, sempre dão a idéia de que se fala de empresa privada. Porém, os órgãos públicos, assim como as empresas, também atuam em vários segmentos da atividade humana, gerando para o meio ambiente e para as comunidades os mesmos problemas das empresas privadas, os mesmos conflitos, e muitas vezes, sem a consciência ambiental e sem a obrigatoriedade de fazer as coisas de forma correta, respeitando as leis ambientais.


2 A CONSCIENTIZAÇÃO

A ética na condução de uma empresa pública, a maioria das vezes, é exercida de forma individual, não coletiva. Não há um código de conduta que seja observado por todos, pois a forma de condução do órgão, muitas vezes, é egocêntrica, valendo apenas a visão do chefe, do coordenador, e não a visão do grupo envolvido.

[...] pessoas em posições de poder tendem a se tornarem mais egocêntricas e voltadas a si mesmas. Isso limita as suas capacidades para entenderem os pontos de vista de outras pessoas, que podem fornecer o conhecimento necessário. Contudo, uma empresa ética que valoriza as contribuições dos seus funcionários, será mais provavelmente inovadora no mercado (A Ética Conduz a Excelencia nos Negócios, 2009).



Daí depreende-se que não há responsabilidade social numa conclusão como essa, pois o grupo não consegue seguir um código de ética comum a todos, mas tendem a reproduir o egocentrismo da direção, e com isto cada um agindo da forma que melhor lhe agrada.


3 OS RESULTADOS


Com uma gestão pública que não tenha foco na responsabilidade social, que não se preocupe com o meio ambiente ou com as comunidades ligadas ao órgão público, os resultados certamente serão acidentes ambientais, destruindo a fauna, a flora, o solo, os mananciais hídricos, poluindo o ar, advindo daí sanções como multas ambientais, o que causa prejuízos aos cofres públicos, e danos para a imagem do órgão, e por conseqüência, do governo.


4 O FUTURO

O futuro é hoje. Sabemos que o tempo disponível para a busca, a pesquisa e a proposta de soluções novas, não existe mais. A cem, a cinqüenta, a vinte anos atrás, postergamos a busca e a pesquisa por soluções. Hoje não temos mais tempo. O futuro não nos dá nenhuma alternativa. Tudo tem que ser hoje, do contrário, não haverá futuro.
A esperança, mínima, mas é a que se apresenta no momento, é esta visão nova de ética nos negócios, transparência nas relações entre os entes, mercado, empresa e comunidade. É a nova visão de como atuar no mercado, que as empresas estão adotando a fim de não se extinguirem, por exigência dos clientes, acionistas, por exigência da conservação de suas marcas, de seu nome.


4 CONCLUSÃO


A responsabilidade social já é um fator reconhecido pela sociedade, que valoriza este quesito como aspecto importante de uma empresa, seja ela pública ou privada. Na hora de optar por relações com uma entidade, a sociedade opta por aquela que esteja envolvida em alguma ação que valorize ou proteja o meio ambiente.

[...] A sociedade brasileira espera que as empresas cumpram um novo papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes de uma nova cultura, sejam atores de mudança social, sejam construtores de uma sociedade melhor. A empresa é sócio-ambientalmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa (GARNIER;C. de A., 2009).


A transparência exigida hoje pela sociedade global obriga as empresas, os órgãos públicos, os prestadores de serviço, etc, a divulgarem suas ações em prol da área ambiental, a terem responsabilidade social real, e não apenas a divulgarem comerciais bem produzidos ou fazerem campanhas momentâneas, aproveitando-se de algum fato importante do momento.

6 REFERÊNCIAS


CARDOSO, Robertta. Responsabilidade social e o varejo.2008.Disponível em:<http
://eticaempresarial.com.br/implementos/artigos/impressão_artigo.asp?codigo=...>fev.2008.

A ÉTICA CONDUZ A EXCELENCIA NOS NEGÓCIOS.Disponível emhttp://sun.com/emrkt/boardroom/newsletter/brazil/0907espertising.htmlmar. 2009.

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